tag:blogger.com,1999:blog-11806208114909328972024-02-20T04:15:26.592-03:00Marketing Actual - Marketing HolísticoEsta é uma ferramenta de marketing com conceitos atuais e com estudos de casos para serem usados por profissionais e empresas na busca de implementação de novas ações estratégicas.Angelo Nascimentohttp://www.blogger.com/profile/06218824332687548675noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-1180620811490932897.post-61057138417731222722008-12-13T21:28:00.006-03:002010-12-06T00:09:31.685-03:00O Freguês Tem Sempre RazãoA máxima o freguês tem sempre razão não é um bordão de agora com a ramificação do marketing de relacionamento, muito pelo contrário. Grandes companhias de varejo no mundo inteiro tem como filosofia de negócio essa máxima há muitos anos. Algumas viraram <em>cases </em>de sucesso que se perpetua até hoje.
Em Recife, tem uma rede varejista de tecido chamada de "Casas Zé Araújo" que sempre fez suas ações de comunicação desde a década de 70 com o slogan "Casas Zé Araújo, onde quem manda é o freguês". Talvés seja por isso que ela continua sendo a <em>Top-of-Mind</em> das pessoas de terceira idade e dos consumidores de tercido de Pernambuco.
Nos Estados Unidos, em Connecticut, na década de 20, um fazendeiro conseguiu transformar um simples trabalho familiar de venda de leite porta-a-porta na maior rede supermercadista com maior rentabilidade por m² do mundo, apenas com a filosofia de que o cliente tem sempre razão. Sua política de negócio está estampada na entrada de suas lojas nos EUA:
"<em>Our Policy, The Customer is Always Right, Rule 2 - If the Customer is Ever Wrong, Re-Read Rule 1</em>".
Algumas grandes empresas do mesmo setor já tentaram imitar a filosofia da Stew Leonard`s. O grande problema é que esta cultura não pode ser implantada de uma hora para outra na cabeça dos clientes internos para que eles repassem aos clientes externos e consumidores. Isso tem de ser uma política corporativa que a empresa nasça com ela ou mude a política de negócio para implantar uma nova gestão como essa.
Não resta dúvida que a política do clientes está sempre certo gera muita rentabilidade para o negócio e uma sustentabilidade duradoura. Isso porque o custo de manter o cliente que já teve a primeira experiência de compra e se sentiu plenamente satisfeito é muito menor que atrair um novo cliente. Além do mais, um cliente plenamente satisfeito tende a voltar com novos clientes.
Um exemplo simples e prático que ocorreu comigo hoje. Ao voltar de Buenos Aires - Argentina - estava com vontade de passar o fim-de-semana com minha mulher em Porto de Galinhas (PE - Brasil) e jantar num lugar chamado "La Creperia", porque há anos viemos e jantamos uma bela Pizza de Roquefort com Rúculas e Manjericão com sucos que só esta casa sabe fazer. Para nossa surpresa, a pizza veio queimada e o suco não estava mais sendo servido com o Leite Condensado derramado e desenhado no copo. Não tivemos dúvida e chamamos o garçom para que ele verificasse a pizza que até tínhamos tentado comer e para perguntar porque o suco não era o mesmo. O jovem garçom se desculpou pela pizza e perguntou qual outra gostaríamos de pedir sem custo adicional e que chamaria o <em>barman</em> para fazer o suco como tínhamos conhecido há anos atrás. Ou seja, no final saímos do restaurante elogiando a entrada de Brusquettas fantásticas, a verdadeira boa pizza italiana à lenha, o suco mágico que minha mulher adora e o atendimento. Além de ficar comentando de forma positiva este <em>case</em> neste blog.
Um forte abraço a todos e até o próximo tema!!!Angelo Nascimentohttp://www.blogger.com/profile/06218824332687548675noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1180620811490932897.post-39963812044150236362008-12-12T02:58:00.000-03:002008-12-13T02:56:40.693-03:00<div align="justify"><strong>Marketing Holístico é a nova tendência do marketing global. Ou as empresas se adaptam a esta nova corrente ou vão perder competitividade as novas entrantes que focam suas gestões para este novo conceito. </strong></div><div align="justify"></div><div align="justify"></div><div align="justify"><em>O Marketing Holístico é composto por 4 forças que atua de forma simultânea para desenvolver estratégias mais acertivas:
</em></div><ul><li><div align="justify">A primeira força é o Marketing Integrado: É toda ação de endomarketing que busca posicionar a marca e filosofia de negócio da companhia para todos os colaboradores e stakeholders. Dessa forma todos passam a entender qual o propósito da empresa e transmitem isso para os clientes, fazendo com que os colaboradores se sinta como responsável por parte do resultado de sucessos do negócio;
</div></li><li><div align="justify">A segunda força é o Marketing Integrado: É um conjunto de ações que busca integrar os fornecedores, parceiros, clientes de forma para que todos pensem nos consumidores como se fossem seus. Dessa forma os processos passam a ser monitorados com ações de P&D desde o fornecedor até o consumidor final para buscar otimizar os processos e oferecer produtos customizados/personalizados;
</div></li><li><div align="justify">A terceira força é o Marketing de Relacionamento: Todas as ações que a companhia busca fazer para se aproximar aos seus clientes e parceiros. Esta é uma das maiores forças do marketing moderno. A partir desta força que nasceu novas ramificações de marketing moderno como o Marketing Cultural, Marketing Esportivo, Marketing de Serviços e outros;
</div></li><li><div align="justify">A quarta e última força é o Marketing Socialmente Responsável: É um composto de ações de responsabilidade social que busca fortalecer a marca e vendas da empresa através de ações éticas, legais, comunitárias e de meio ambiente. Por isso, todas as grandes empresas lançam um balanço social anual de todas as ações realizadas e com isso as companhias buscam se aproximar de seus consumidores e comunidades próximas.
</div></li></ul><div align="justify"><strong>Por fim, este assunto não se encerra por aqui, a cada dia estarei escrevendo novos conceitos, idéias, modelos e como implementar ações estratégicas de marketing para mercados competitivos e hipercompetitivos.</strong></div>Angelo Nascimentohttp://www.blogger.com/profile/06218824332687548675noreply@blogger.com0