12 de dezembro de 2008

Marketing Holístico é a nova tendência do marketing global. Ou as empresas se adaptam a esta nova corrente ou vão perder competitividade as novas entrantes que focam suas gestões para este novo conceito.
O Marketing Holístico é composto por 4 forças que atua de forma simultânea para desenvolver estratégias mais acertivas:
  • A primeira força é o Marketing Integrado: É toda ação de endomarketing que busca posicionar a marca e filosofia de negócio da companhia para todos os colaboradores e stakeholders. Dessa forma todos passam a entender qual o propósito da empresa e transmitem isso para os clientes, fazendo com que os colaboradores se sinta como responsável por parte do resultado de sucessos do negócio;
  • A segunda força é o Marketing Integrado: É um conjunto de ações que busca integrar os fornecedores, parceiros, clientes de forma para que todos pensem nos consumidores como se fossem seus. Dessa forma os processos passam a ser monitorados com ações de P&D desde o fornecedor até o consumidor final para buscar otimizar os processos e oferecer produtos customizados/personalizados;
  • A terceira força é o Marketing de Relacionamento: Todas as ações que a companhia busca fazer para se aproximar aos seus clientes e parceiros. Esta é uma das maiores forças do marketing moderno. A partir desta força que nasceu novas ramificações de marketing moderno como o Marketing Cultural, Marketing Esportivo, Marketing de Serviços e outros;
  • A quarta e última força é o Marketing Socialmente Responsável: É um composto de ações de responsabilidade social que busca fortalecer a marca e vendas da empresa através de ações éticas, legais, comunitárias e de meio ambiente. Por isso, todas as grandes empresas lançam um balanço social anual de todas as ações realizadas e com isso as companhias buscam se aproximar de seus consumidores e comunidades próximas.
Por fim, este assunto não se encerra por aqui, a cada dia estarei escrevendo novos conceitos, idéias, modelos e como implementar ações estratégicas de marketing para mercados competitivos e hipercompetitivos.

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